segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

AS BELEZAS DE CRISTO

O QUE CRISTO É PARA OS CRENTES

V. NOSSA VITÓRIA

"Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo." I Cor 15:57
Antes de conhecermos a Cristo pela pregação da Palavra de Deus (Rom 10:17) pensávamos que tínhamos a vitória. Éramos enganados pois, na verdade, estávamos presos aos laços do diabo (II Tim 2:26). Pensamos o que Satanás intenta, fazemos o que a nossa natureza corrupta deseja e "andamos segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar" (Efés 2:2, 3).

Nessa situação de perdição não queríamos fazer o bem, não buscávamos a Deus (Rom 3:10-18). Se tivéssemos o querer, não tínhamos o poder de fazer o bem, não pudemos agradar a Deus (Rom 8:6; I Cor 2:14). Estávamos em uma situação terrível, pois estávamos mortos em ofensas e pecados (Efés 2:1) e com isso éramos inescusáveis (Rom 1:20). Não tínhamos nenhuma esperança senão a ira de Deus sobre nós, permanecendo pela eternidade (João 3:36) no lago de fogo que arde para sempre (Apoc 20:11-15).

"Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo" (Efés 2:4,5). Em Cristo temos a vitória sobre tudo o que nos prendia antes. Cristo é a nossa vitória:

A. Sobre o Pecado - Heb 9:26-28

Que gozo tem o coração do crente quando medita na benção de ter a vitória sobre o pecado! O pecado é tão forte que nenhum homem, sozinho, pode dizer, "Purifiquei o meu coração, limpo estou de meu pecado" (Prov. 20:9). "O pecado, tomando ocasião pelo mandamento" nos engana e pelo mandamento, nos matou (Rom 7:9-11). O mandamento pede somente perfeição (Tiago 2:10), mas o pecado em nós traz a condenação pela lei, pois a nossa carne está enferma para resistir o pecado (Rom 8:3).

"Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne" (Rom 8:3) e pela morte de Cristo na carne livrou nos "da lei do pecado e da morte" (Rom 8:2) aniquilando o pecado "pelo sacrifício de Si mesmo" (Heb 9:26). Por isso, "agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo" (Rom 8:1).

Sendo "libertados do pecado" somos feitos "servos da justiça" (Rom 6:18). Agora, sendo feitos novos, devemos e podemos ter o fruto das nossas vidas para a santificação, e por fim a vida eterna (Rom 6:22). Mesmo a presença do pecado estando em nossa carne, o poder e o preço do pecado já foram cancelados por Cristo.

A vitória sobre o pecado é uma beleza que temos em Cristo. Você está conhecendo esta vitória? Entre em Cristo já!

"Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres" João 8:36

B. Sobre a Carne - Rom 7:21-25; Col. 2:13

O homem que já saboreou as delícias de estar em Cristo, logo, tem amargas lembranças por ainda estar na carne. O homem espiritual sente-se miserável por ainda ter o embaraço do pecado que tão de perto o rodeia (Rom 7:24; Heb 12:1). O Espírito quer voar para viver em vitória, mas o pecado, na carne, força uma aterrissagem, e, isso, na lama e na sujeira.

As verdades desagradáveis da carne são:

1. A carne é enferma - Rom 8:3

2. O pecado reside na carne - Rom 7:20

3. A inclinação da carne é a morte - Rom 8:5,6

Não são poucos aqueles que, na tentativa de ter a vitória sobre a carne, tentaram derrubar o pecado sozinhos, mas a verdade é que o pecado:

1. derruba homens sem pecado - Adão e Eva, Gên. 3:1-6

2. derruba homens escolhidos por Deus - Saul, I Sam 15:2-9

3. derruba homens consagrados - Davi, II Sam 11:1-27

4. derruba servos de Deus - Jonas, Jonas 1:3

5. corrompe filhos com educação Cristã - Salomão, I Reis 11:1-8

6. destrói intenções famosas - Pedro, Mat. 26:33-35 (Mat. 26:69-74) Mat. 20:23; Êx 19:8

Quando se trata da carne é essencial nos lembrarmos dos avisos dos seguintes versículos: Prov. 16:18; 28:25; Jer 17:9

Aqueles que já estão em Cristo conhecem as belezas de Cristo mesmo na luta do dia a dia contra o pecado. Eles podem testemunhar estes fatos:

1. O poder de Cristo é maior que o pecado. Dan 4:35, "não há quem possa estorvar a sua mão"

2. Por Cristo temos a salvação por completo (Efés 2:11-22).

3. No julgamento final Cristo é maior (Fil. 2:9-11; Apoc 21:22-27; 20:12-15)

Em resumo podemos entender que: se Cristo é a vitória sobre a carne e se por Ele temos a salvação completa tanto agora como no futuro, por que devemos confiar na carne onde o pecado reside? A única solução é submeter-se a Deus para nunca mais confiar na carne. A natureza da carne sempre inclina para a morte. A beleza é: temos a Cristo que nos dá sempre a vitória completa sobre a carne.

C. Sobre a Morte - I Cor 15:53-57

A morte existe desde a entrada do pecado no jardim no Éden (Gên. 2:17; 3:1-6). A morte pode ser definida como separação. O homem, no jardim do Éden, primeiramente experimentou a separação da alma de Deus (espiritual) e depois a separação do corpo (físico). Sem a intervenção de Deus, nunca teve e nunca terá homem mortal algum que possa vencer a morte em qualquer sentido.

A morte é universal. Pelo pecado veio a morte. Todos os homens pecaram então a verdade é que: "a morte passou a todos os homens" (Rom 5:12). Deus declara, "A alma que pecar, essa morrerá" (Eze 18:20).

A morte é forte. Muitas vezes, nos juramentos, é dito que se alguém fizer um voto somente a morte o proibi (Rute 1:17) pois é universalmente entendido que a morte ninguém pode vedar.

A morte é o mais forte. Para enfatizar o quanto Deus ama o crente é dito que: "o amor é forte como a morte" (Cantares de Salomão 8:6) nos relatando que tanto podemos quebrar o amor imutável de Deus quanto podemos escapar da morte. "A força do pecado é a lei" de Deus e "o aguilhão da morte é o pecado" (I Cor 15:56). Se pode-se aniquilar o pecado, pode-se também aniquilar a morte.

Dessa forma, por Cristo, o crente tem a esperança de vencer até a própria morte. A verdade é que: "a justiça livra da morte" (Prov. 10:2). Cristo, o Filho de Deus, já nasceu "de mulher, nascido sob a lei, para remir aqueles que estavam debaixo da lei" (Gál 4:4,5). Cristo cumpriu a lei pela sua vida (Fil. 2:8), recebeu a condenação dos pecados dos pecadores na sua carne e morreu (Rom 5:6,8). As Escrituras não param aí. Cristo triunfou sobre a morte pois Ele ressuscitou da morte (Mat. 28:5,6; I Cor 15:1-8), aniquilando "o pecado pelo sacrifício de si mesmo" (Heb 9:26), sim, derribando até aquele "que tinha o império da morte, isto é, o diabo" (Heb 2:14). Cristo ressuscitou! Cristo vive!

Ou se está em Cristo que é o único que venceu a morte e vêm a todos pois todos são pecadores, ou se está confiando em algo, mesmo que não pareça agora após um pouco de tempo, logo na verdade sucumbirá à morte, à morte eterna.

D. Sobre o Mal - Col. 2:14,15; Heb 2:14; I João 4:4

Só depois de deixarmos este mundo é que não experimentaremos mais nenhum mal. No céu não entrará "coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira" (Apoc 21:27). Aqui nesta vida teremos aflições (II Cor 6:4-10; I Ped 5:9). O mal, aqui nesta vida, está tão perto quanto a nossa nova natureza. O mal está sempre conosco (Rom 7:21).

Cristo despojou principados e potestades triunfando sobre eles em si mesmo (Col. 2:15). O poder do mal foi ferido pela morte e pela ressurreição de Cristo (Gên. 3:15; Heb 2:14). A pessoa que confia pela fé em Cristo como o Salvador, segundo as Escrituras, está livre da sujeição (Heb 2:15). Tudo isso pela vitória de Cristo.

O crente tem a capacidade, por Cristo, de viver uma vida com vitória hoje em dia, mesmo na presença do mal (Fil. 4:13). O poder do mal tem sido quebrado por Cristo e nenhum mal pode proibir - nos de entrar no céu. Aqui na terra, neste tempo atual até que estejamos no céu, temos que vigiar para não cairmos nas armadilhas do mal. Só o fato de termos a Cristo e por Ele ter a vitória final nem sempre nos dá a vitória no dia a dia. Temos responsabilidades pessoais para que tenhamos a vitória constantemente. Há a necessidade de aplicarmos os princípios e mandamentos de Deus à nossa vida aqui na terra para termos a vitória agora.

Para ter a vitória diária sobre o mal é necessário ser revestido da armadura de Deus
Efés. 6:10-20

1. verdade - João 8:32, procurando o escape das tentações - I Cor 10:13

2. justiça - Efés 4:23-27 (coração limpo sempre; pecados perdoados)

3. evangelho da paz - Mat. 13-16 (vida testemunhando a verdade) ser sóbrio e vigilante - I Ped 5:6-8

4. fé - leitura Bíblica e obediência constante - Rom 10:17, resistindo firmes na fé - Tiago 4:7; I Ped 5:9

5. salvação - sua vida transformada por Cristo - João 3:5-7, 14-21

6. palavra de Deus - conhecida na pratica - II Tim 2:15; 3:15,16

7. oração - constantemente - I Tess 5:17; Mat. 17:21; 6:13, chegando a Deus - Tiago 4:7,8; I Ped 5:7

Deve ser relembrado que mesmo havendo uma luta, a luta é espiritual (Efés 6:12). Por isso não devemos entrar em contendas com o mal (Judas 9). Resista com convicção e firmeza, mas fique firme na verdade chegando a Deus, deixando que Deus trave a guerra espiritual. A nossa guerra é estar mortos na carne. O mal está sempre conosco, mas graças a Deus, Cristo já despojou os principados e as potestades e triunfou (Col. 2:15). Que vitória temos em Cristo!

E. Sobre o Mundo - Col. 2:20-23; João 16:31, "eu venci o mundo"

Quando se pensa na palavra ‘mundo’, pode se pensar na terra natural que engloba a natureza e todo o sistema solar que Deus criou e, sobre o qual Cristo tem poder, ou se pode pensar daquele que envolve o efeito do pecado sobre o qual Cristo também tem a vitória. Cristo tem a vitória sobre maneira em se tratando do ‘mundo’.

Mundo Físico

1. Criar Tudo - Gên. 1; Col. 1:16

2. Fender a terra - Núm. 16:30; Gên. 7:4,7

3. Estacionar o Sol e Lua - Josué 10:12,13

4. Fazer serpentes ardentes - Núm. 21

5. Trazer doenças aos homens, Tornar rios e fontes de águas em sangue, Fazer o sol queimar os homens, etc. - Apoc 16

6. Trazer água da rocha - Êx 17:6

7. Suprir a fome no deserto com cordonizes e maná - Êx 16:11-21·

8. Norrer e Ressuscitar dos mortos - João 10:18

9. Curar qualquer enfermidade - Mat. 11:5

Mundo de Pecado

1. Usar a cólera do homem para a glória de Deus - Sal 76:10; Atos 2:23; 4:27,28; Col. 1:12-17

2. Dar escape em meio a tentação - I Cor 10:13; Mat. 4:1-11

3. Aniquilar o império da morte - Heb 2:14· Fazer com que Satanás fuja de nós - Tiago 4:7; I João 4:4

4. Lançar a morte e o inferno ao lago de fogo - Apoc 20:14

5. Salvar perfeitamente os pecadores - Heb 7:25; Col. 2:20-23

6. Dar graça sobre a dor, a tristeza - Mat. 27:39-44; Isa 53:7; Apoc 21:4

Entendendo que Cristo tem tal poder sobre o mundo, nós que estamos no mundo, não precisamos viver do mundo ou como o mundo (João 17:15,16). Se Cristo, o Salvador da nossa alma, tem a vitória sobre a eternidade, também podemos recorrer a Ele para termos a vitória em nosso dia a dia.

Cristo pode controlar o mundo físico em respeito a você e pode, também, controlar o efeito do pecado em você. Não há razão, a não ser por causa da enfermidade da carne, para não vivermos com a vitória sempre.

Portanto: Viva com a vitória, com ousadia, com fé e com gozo uma vida que agrada a Deus pela situação em que se encontra Heb 13:14-16; 4:14



Autor: Pastor Calvin Gardner
Correção gramatical: Albano Dalla Pria 5/98
Fonte: www.PalavraPrudente.com.br
7sultanscasino CHAT ROOMS online bingo Eurocity Casino william hill

Nenhum comentário:

Postar um comentário