domingo, 2 de janeiro de 2011

O QUE CRISTO É PARA OS CRENTES

III. SANTIFICAÇÃO
“o qual para nós foi feito por Deus . . . santificação” I Cor 1:30
Antes de estarmos em Cristo não tínhamos a santidade que é a glória de Deus (Rom 3:23; Efés 2:12, “sem Deus”). O nosso coração enganoso (Jer 17:9) levou a nossa imaginação a fabricar pensamentos que eram continuamente maus(Gên. 6:5). De tal coração procedeu nossas obras más (Mat. 15:19; Col. 1:21). Deus julga o homem pelas suas obras (Ecl. 12:14) e sendo assim, o homem não tem esperança. Essa é a condição do homem sem Cristo.
“Não há santo como o SENHOR” (I Sam 2:2). A santidade de Deus nem mesmo a eternidade toda pode contar por completo (Isa 6:1-4; Apoc 4:1-8) e é a iluminação suficiente do céu para sempre (Apoc 22:5). A glória de Deus é tão maior que a do homem que se a glória de Deus fosse revelada ao homem na sua plenitude, o homem morreria (Êx 33:18-23; I Tim 6:16). Assim é Deus.
Cristo faz a diferença no relacionamento entre Deus e o homem. Note que o ponto fundamental deste relacionamento é uma pessoa - Cristo - e não um homem ou uma obra de um homem qualquer. Cristo, sem pecado veio a ser feito pecado (II Cor 5:21) no lugar do homem. Dessa forma, morreu a seu tempo pelos pecadores (Rom 5:8) mas ressuscitou para a justificação dos pecadores (Rom 4:25) e assim vive para sempre e intercede pelos pecadores que chegam a Deus por Ele (Heb 7:25).
A beleza de Cristo é o pecador, pela fé, obediente ao mandar de Deus crer em Cristo, buscando o perdão de Deus pela morte de Cristo (Apoc 1:5) tornando-se diante de Deus santo, lavado, puro e aceitável (Efés 1:6). Cristo é a nossa santificação. Ele tem tornado a sua?
A. Temos Acesso a Deus
“Porque por Ele ambos temos acesso ao pai em um mesmo Espírito.” Efésios 2:18
Por Cristo o pecador arrependido torna-se um com Deus (Efés 2:13-18) e por esta nova comunhão harmoniosa com Deus, há acesso de um para com o outro (Efés 2:19-22). Em todos os momentos ou em qualquer lugar, temos a presença de Deus (Sal 139:1-10) e podemos comungar e nos comunicar com Ele. Este acesso para com Deus, pela fé, pode ser com “ousadia e com confiança” (Efés 3:12; Heb 4:14-16) lembrando que o acesso a Deus é baseado na obra do nosso Senhor Jesus Cristo (Rom 5:1,2) e não em qualquer obra que tenhamos feito.
Pratique continuamente esta comunhão para com Deus até que Deus peça a você (I Tess 5:17) para usar o acesso a Deus que temos por Cristo para conhecer o conforto, a ajuda e paz de seu Deus.
B. Temos a presença do Espírito Santo
“... o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós...” I Cor 6:19
O Fato de termos o Espírito Santo - I Cor 6:19,20; II Cor 6:14-18 pois se alguém não tem o Espírito Santo, este tal não é de Deus - Rom 8:9.
O Efeito de ter o Espírito Santo é:
  • todas as coisas cooperarem para o bem - Rom 8:26-28,32
  • podemos ser confiantes da salvação - Rom 8:16 (por isso não precisamos sinais exteriores para nos convencer continuamente. )
  • somos conscientes da grandeza da salvação - I Cor 2:12-16
  • Cristo é testificado a nós - João 14;26; 15:26
  • temos uma consciência sensível ao pecado - João 16:8-11· somos consolados - João 16:7 somos guiados em toda a verdade - João 16;13; Rom 8:14
  • somos levados a agradar a Deus - Rom 8:26-30
A Beleza de Cristo é Ele ser a nossa santificação pela obra do Espírito. O Espírito testifica de Cristo, a nossa santificação. Essa santificação se dá pela obra do Espírito em Cristo. Estando em Cristo, o Espírito Santo testifica mais de Cristo a nós para uma santificação continua. O Espírito Santo sempre testifica de Cristo, e isso nos traz mais e mais a santificação . . . e assim para sempre num círculo abençoado.
C. Somos Diferentes do Mundo
“Vós sois a luz do mundo. . .” Mateus 5:14
Sendo regenerados recebemos uma nova natureza (II Cor 5:17; Rom 12:2; Tito 3:5). Essa nova natureza cresce mais e mais “para o conhecimento, segundo a imagem dAquele que a criou” (Col. 3:10; II Cor 4:16). Ela renova o crente para que ele seja uma pessoa com hábitos, ânimos, desejos e estilos que mostrem mais a maneira de Deus. Mesmo a nova natureza automaticamente nos levando ao crescimento, continua existindo a responsabilidade do homem que é se despojar dos traços do velho homem e para tal diz a Bíblia: “renoveis no espírito da vossa mente; e vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade (Efés 4:23,24). A presença da nossa natureza que há em nós dá-nos o desejo de deixarmos os traços do velho homem (Fil. 2:13).
Deixando a velha vida para viver “verdadeira justiça e santidade” (santificação) a nova natureza nos separará do velho mundo. Nós nos tornamos diferentes. Nós nos tornamos mais gloriosos, mais justos, mais verdadeiros e mais santos. Somos diferentes, melhores e com boa recompensa (Mat. 19:29,30).
As diferenças que temos por sermos de Cristo são:
  • Não somos mais trevas, somos luz - I Ped 2:9; Mat. 5:14
  • Não somos mais estrangeiros, somos povo de Deus - I Ped 2:10
  • Não temos mais a ira de Deus (João 3:36), temos alcançado misericórdia - I Ped 2:10
  • Não somos mais parte da destruição do mundo, somos o sal (preservação) da terra - Mat. 5:14
  • Não somos presos ao curso deste mundo (II Tim 2:26), somos transformados Rom 12:2; Efés 5:6-11; I João 4:4.
  • Não somos participantes do julgamento final (Apoc 20:11-15), pois Cristo livrou-nos da “ira futura” (I Tess 1:10), apareceremos somente no julgamento de Cristo (Fil. 2:16; I Cor 3:13-15) e ficaremos para sempre com Deus (I Tess 4:13-18)
Vendo essas bênçãos podemos ver a gloriosa beleza de Cristo, tendo Cristo temos o Espírito e tendo o Espírito somos santificados mais e mais. Em sua vida, você pode ver essa operação divina levando-o a ser mais responsável com seus deveres diante de Deus?
E. Temos Esperança
“Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.” Provérbios 4:18.
O que Deus criou em nós por Cristo pela operação do Espírito Santo nos torna maiores “segundo a imagem dAquele que nos criou” (Col. 3:10). O propósito da santificação é nos tornarmos conforme a imagem de Cristo (Rom 8:28,29). A santificação termina com a glorificação (Rom 8:30). O processo é gradual e contínuo e opera em nós pelo Espírito Santo através da Palavra de Deus (Sal 119:9, 11, 34, 43, 44, 50, 93, 104; I Ped 2:2). Tendo essa mudança vemos que ficamos diferentes cada vez mais. Estamos verdadeiramente deixando a carne com as suas concupiscências (I João 2:16) para sermos aperfeiçoados à imagem de Cristo (Rom 8:29, “para serem conformes à imagem de seu Filho”). Essa mudança contínua dá nos esperança por estarmos sendo aperfeiçoados (Fil. 1:6).
Através do Espírito Santo, sabemos da nossa relação primeiramente com Deus (“ensinará todas as coisas” João 14:26). O Espírito Santo é que faz com que esse relacionamento seja continuamente real a ponto de termos intimidade com o Deus Pai (Rom 8:15, “mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.”). Essa intimidade dá nos a esperança de que tudo terminará realmente como a Bíblia verdadeiramente nos revela. O Espírito Santo testifica-nos que se começamos com Ele, terminaremos com Ele, pois somos feitos conforme a sua imagem (Rom 8:29, Cristo foi o “primogênito” e nós O seguimos, até a última hora quando seguiremos para o céu - I Cor 15:20-23).
Quanto mais se pode cultivar a sensibilidade dessa intimidade com Deus pai em obediência a tudo que Cristo tem nos mandado pela obra do Espírito Santo melhor para o nosso conforto e paz na santificação. A nossa obediência à Palavra de Deus em amor e fé é um meio pelo o qual essa santificação opera em nossas vidas (Rom 6:19). Teremos mais esperança aqui e agora enquanto estamos sendo santificados para aquele dia. É uma beleza Cristo ser a nossa santificação pois nos tornamos mais e mais como Ele para a glória de Deus!
Você tem Cristo? Tem a obra do Espírito Santo o levando mais e mais à imagem de Cristo? Há efeitos visíveis na sua vida da operação da santificação? Oração, leitura Bíblica, obediência à Bíblia, fé, amor de Deus, etc. , estão mais evidentes? Ser santificado como Cristo é uma beleza. Uma beleza de Cristo.

Autor: Pastor Calvin Gardner
Correção gramatical: Albano Dalla Pria 5/98
Fonte: www.PalavraPrudente.com.br 


Nenhum comentário:

Postar um comentário